Consórcio

O consórcio do projeto Baterias2030 foi concebido com base em duas vertentes. A primeira baseia-se em tecnologias de armazenamento e produção de energia com elevado potencial para evoluir para além do atual estado-da-arte. A segunda vertente é a disponibilidade por parte de copromotores empresariais e científicos em colaborar e contribuir ao nível do desenvolvimento das tecnologias e/ou da sua aplicação no mercado. Cumpre também referir que este projeto conta com parceiros de referência a nível nacional que, embora não integram formalmente o consórcio, são parceiros relevantes na cadeia de valor mais a montante ou representam potenciais end-users das tecnologias preconizadas. O projeto conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Braga na implementação do laboratório vivo para a descarbonização.

dstsolar

A dstsolar é uma empresa especializada em Engenharia, Fornecimento, Construção, Operação e Manutenção, de centrais solares fotovoltaicas. Ao longo da última década tornou-se numa das maiores empresas do setor, com instalação de mais de 500 unidades de produção de energia renovável. Encontra-se no roteiro para a neutralidade carbónica, no qual pretende dar um forte contributo para a transição energética em curso, contribuindo para a descarbonização da economia do futuro, aumentando a independência energética dos seus clientes.
  dstsolar cor


dst

A dst foi fundada em 1984 e é uma empresa de engenharia com reputada experiência que, desde sempre, soube acompanhar as exigências do mercado e apostar em áreas de atividade competitivas, tirando o máximo proveito do conhecimento técnico que possui. Detendo uma sólida experiência na área da engenharia de construção, setor no qual é reconhecida, a dst agrega um elevado know-how e competências técnicas ao dispor de recursos humanos altamente qualificados e especializados nas várias vertentes da engenharia e construção. Paralelamente, a empresa aposta continuamente na inovação e em I&D, no sentido de aumentar cada vez mais o seu conhecimento de forma responder aos desafios de engenharia com que se depara, procurando desenvolver técnicas e métodos construtivos inovadores que se revelem mais eficientes e sustentáveis.

dst cor


innovationpoint

A innovationpoint - Investigação e Desenvolvimento é uma empresa do dstgroup fundada em 2005, com sede em Braga, que tem como missão dar resposta aos desafios e necessidades tecnológicas dos clientes e utilizadores, através de soluções adaptadas ao ambiente, esteticamente atraentes, amigáveis e com grande capacidade de gerar de valor. A innovationpoint tem experiência consolidada ao longo de mais de 15 anos no desenvolvimento de plataformas web, serviços em nuvem e aplicações móveis para diversas plataformas (Apple, Android, Windows Phone e Symbian). Apresenta um forte compromisso com a diversidade como ponto de sucesso e a mudança como uma oportunidade permanente, visto que a busca por soluções inovadoras é um princípio claro de gestão para a empresa. A oferta de produtos, à medida das necessidades do cliente, assenta numa filosofia consolidada de aposta contínua ao nível de competências e recursos de I&D, atribuindo e garantindo o desenvolvimento de soluções inovadoras e de valor acrescentado para o setor em que opera.

 

 

logo innovpoint v2

 


INL

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é uma organização intergovernamental de investigação científica, composta por mais de 400 pessoas de 40 nacionalidades diferentes e muitas outras origens científicas, tornando-se um lugar onde a interdisciplinaridade tem um papel fundamental.

O INL assume um papel de liderança, a nível internacional, na facilitação e coordenação de programas e projetos de investigação baseados em nanotecnologia que geram conhecimento, produtos e serviços para o benefício da indústria e da sociedade.

 

INL logo


bysteel fs

A bysteel fs é uma empresa do dstgroup, constituída em 2016, com sede em Braga, que se dedica à conceção, engenharia, transformação e montagem de sistemas de fachadas de edifícios. Com cerca de 8000 m2 de área de produção e equipamentos de última geração para corte e maquinação de perfis e chapa de alumínio, a sua unidade industrial é uma das mais modernas da Europa para o fabrico de todo o tipo de fachadas. Aliando a tecnologia a uma equipa de recursos humanos com elevado know-how e competências técnicas à adoção de metodologias e softwares reconhecidos no mercado, a bysteel fs está preparada para responder a desafios de fachadas para edifícios de grande dimensão e/ou complexidade técnica de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e exigência dos mercados internacionais onde visa atuar.

A bysteel fs pretende fazer da inovação o seu ADN e como tal apresenta uma crescente aposta na IDI, sendo um dos principais pilares da sua estratégia a procura pelo desenvolvimento de soluções disruptivas que aliem arquitetura e engenharia, visando a resolução eficiente de problemas comuns a edifícios, sejam de cariz energético, acústico, térmico ou de impermeabilização, com a vincada preocupação de adoção de princípios de design, processos e materiais orientados para a sustentabilidade ecológica.

bysteel fs cor


Omniflow

A Omniflow tem-se dedicado, desde a sua constituição, ao fabrico e investigação de estruturas de produção de energia. A sua atividade encontra-se ligada ao mercado de fontes de energia renováveis através do desenvolvimento de dispositivos de geração de energia elétrica a partir do vento e energia solar. 

As estruturas de produção de energia são capazes de incluir múltiplas aplicações IoT como iluminação inteligente, videovigilância, 4G, wifi, analítica de vídeo e sensores de monitorização da qualidade do ar.

A Omniflow conta já com uma presença global em mais de 30 países e mais de 1.000 unidades instaladas em todo o mundo.

 omniflow cortado


FEUP

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é uma instituição de referência de renome internacional na investigação e no ensino, integrando desde 2010 o top-20 do ranking europeu de instituições que lecionam na área da Engenharia Química, sendo classificada como primeira a nível nacional (NTU 2020). A FEUP é a instituição anfitriã de oito unidades de I&D que promovem o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, de entre as quais o LEPABE (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia) a instituição de acolhimento dos investigadores proponentes. Continuamente avaliado como “Excelente” por comissões internacionais nomeadas pela FCT, o LEPABE conta com 220 investigadores dos quais 80 são doutorados. O projeto Baterias 2030 será desenvolvido pelo grupo de Processos, Produtos, e Energia, com principal foco em temas relacionados à energia proveniente de fontes renováveis, armazenamento de energia, processos químicos, entre outros. O LEPABE tem uma forte interação com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto localizado no campus FEUP, que tem em vista a cooperação entre a Universidade, Indústria e Empresas Privadas e inclui várias empresas e centros de inovação que trabalham em áreas como a biotecnologia, a química, a energia, os polímeros, os materiais compósitos, entre outros.

feup


INESC-MN

O INESC MN é um instituto privado sem fins lucrativos, com 30 anos de experiência em micro e nanotecnologias numa Sala Limpa ISO4/5. Os objetivos do INESC MN passam pela investigação e desenvolvimento em áreas estratégicas nomeadamente sensores magnetoresistivos e nanoelectrónica, MEMS, microsistemas para aplicações biológicas e biomédicas. Sendo um centro de Interface, o INESC-MN oferece formação a jovens engenheiros e cientistas na utilização de tecnologias de ponta utilizando micro e nanofabricação, e faz transferência de tecnologia para a indústria, através de colaborações em projetos de investigação, contratos de investigação, prototipagem e consultoria.

inescmn v2


INESC-TEC

INESC TEC é uma instituição privada sem fins lucrativos que se centra em atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Com seis polos no Porto (sede), Braga e Vila Real, o INESC TEC agrega 13 Centros de I&D. No final de 2020, o INESC TEC integrava 732 investigadores (345 PhDs), incluindo investigadores contratados, investigadores de instituições de ensino superior, bolseiros e investigadores afiliados.

Os 13 centros de I&D do INESC TEC estão estruturados em quatro Clusters (domínios) temáticos - Informática, Engenharia Industrial e de Sistemas, Redes de Sistemas Inteligentes e Energia.

Como instituição de interface, o INESC TEC junta a academia, as empresas, a administração pública e a sociedade, aplicando o conhecimento e os resultados gerados na investigação em projetos de transferência de tecnologia, procurando criar valor e uma relevância social imediata.

inesctec v2


IST

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/

O Instituto Superior Técnico (IST) é uma Instituição de Ensino Superior, sendo a maior e mais conceituada Escola de Ciência, Engenharia e Tecnologia em Portugal. A missão do IST é contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de qualidade nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação  ao longo da vida, desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais. O IST  tem como missão criar e disseminar conhecimento e dotar os seus estudantes de uma sólida formação de base e de competências para melhorarem, mudarem e darem forma à Sociedade através da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo, combinando ensino e atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) de excelência, num ambiente estimulante e global, orientado para a resolução dos desafios do Século XXI. A investigação no Técnico é feita em unidades e institutos e está enquadrada em grandes áreas de competência associadas a desafios com grande impacto na sociedade. Estas áreas são fortemente interdisciplinares e transversais a vários domínios da Arquitetura, Engenharia, Ciência e Tecnologia.

ist


Addvolt

A Addvolt é uma empresa tecnológica focada em reduzir o impacto do transporte no ambiente e nas pessoas. Desenvolveu o primeiro sistema Plug-in Elétrico do mundo para o setor do transporte de mercadorias refrigeradas. A sua tecnologia patenteada, usa baterias de iões de lítio que possibilitam entregas amigas do ambiente, silenciosas e eficientes. Depois de 10 anos de utilização em camiões e reboques, numa operação de alta intensidade, o sistema de baterias perde cerca de 20% de capacidade, levando à sua substituição.

Contudo, estas baterias são perfeitas para múltiplas aplicações de segunda vida com menor intensidade. É o caso do recém-lançado “Addvolt EV Powerbank”, um carregador móvel para veículos elétricos e híbridos. O uso do sistema de baterias em armazenamento estacionário de energia renovável no mercado residencial e industrial corresponde a outra aplicação de segunda vida possível.

Deste modo, a AddVolt não só maximiza a cadeia de valor das baterias ao longo do seu ciclo de vida, como também promove a economia circular.

Addvolt logo orange


C2C-NewCap

A C2C-NewCap tem como visão o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia elétrica disruptivos e como missão oferecer soluções de energia de alta eficiência, seguras e amigas do ambiente. A sua competitividade baseia-se no desenvolvimento de elétrodos proprietários de armazenamento de energia constituídos por óxidos metálicos e carbono.

O seu primeiro produto foi desenvolvido especificamente para a área da mobilidade, mas a tecnologia desenvolvida é transversal a muitas outras aplicações relacionadas com armazenamento de energia.

c2c new cap v2


CeNTI

O CeNTI é um instituto de I&DT privado sem fins lucrativos, localizado no norte de Portugal. Fundando em 2006, é um Instituto de Novas Tecnologias de orientação multissetorial, equipado com a mais avançada tecnologia e que desenvolve atividades de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Engenharia nos domínios dos materiais e sistemas inteligentes e funcionais.

Como centro de investigação e de transferência de tecnologia, o CeNTI apresenta no seu portefólio de inovação e atividades de I&D, diversos projetos que evidenciam o seu compromisso e missão no apoio e dinamização da infraestrutura tecnológica, industrial e empresarial nacional com o intuito de desenvolver novos produtos de elevado valor acrescentado e/ou a incorporar novas tecnologias em produtos e mercados tradicionais.

A missão e atividade do CeNTI tem-se destacado pelo dinamismo e apoio de proximidade aos setores industriais, tanto a nível nacional como internacional, no sentido de desenvolver e validar novas tecnologias que têm por base o desenvolvimento de novos materiais, novos revestimentos, novas tecnologias interativas, sistemas de iluminação e novos sistemas de sensorização, em áreas multissetoriais e multitecnológicas, com o enfoque no apoio às áreas: Automóvel e Aeronáutica, Construção, Arquitetura e Espaços Inteligentes e Saúde, Proteção e Bem-estar.

Logo CeNTI azul


Watt-IS

A Watt-IS é uma empresa de análise de dados focada na aplicação de Inteligência Artificial (IA) em larga escala e métodos de machine learning, combinados com dados provenientes de contadores inteligentes de energia, com o intuito de gerar valor, não apenas para consumidores finais, mas também para retalhistas e operadores de redes de distribuição, melhorando a qualidade do serviço prestado e promovendo a geração de novas fontes de receitas.

Ao aplicar algoritmos de auto-aprendizagem avançados numa abordagem de Data Analytics as a Service (DAaaS), juntamente com plataformas de visualização de dados parametrizáveis (white-label), pretende promover ativamente a eficiência energética, aumentar a penetração de fontes renováveis e, ao mesmo tempo, contribuir para a criação de mercados de flexibilidade e Comunidades de Energia Renovável.

wattis v2


EFACEC

O propósito da Efacec é criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor.

Na Efacec desenvolvem e disponibilizam soluções integradas nos campos da Energia, Mobilidade e Ambiente, moldando o futuro das nossas cidades com a conetividade digital sempre presente.

A Efacec tem uma pegada global com presença em 12 países e vendas em mais de 80. Oferece um portefólio abrangente, entregando soluções à medida, de acordo com as especificidades de cada cliente e mercado.

Antecipam e moldam o futuro através dos transformadores, aparelhagem, service, soluções de automação, sistemas de energia, projetos de ambiente e indústria, transportes e soluções de mobilidade elétrica.

Na Energia, desenvolvem soluções para T&D, integrando sistemas de energia convencionais e renováveis para fornecer as melhores e mais inovadoras soluções em termos de eficiência, resiliência e fiabilidade.

Na Mobilidade, todos os dias antecipam soluções inovadoras na mobilidade elétrica e transportes, porque o mundo está sempre em movimento.

No Ambiente, fazem a gestão do ciclo da água e dos resíduos sólidos, reduzindo a pegada de carbono e desenvolvendo soluções verdes que melhoram a nossa qualidade de vida.

efacec v2


Secil

Fundada em 1930, a Secil é hoje um dos principais produtores de cimento em Portugal, com uma produção anual de quatro milhões de toneladas de cimento. Embora a produção de cimento seja o seu core business, a Secil está no centro de um grupo de cerca de 40 empresas que operam em áreas complementares como betão, produtos pré-fabricados, cal hidráulica, rebocos, revestimentos, pedreiras, entre outros. A nível internacional, a Secil está presente na Tunísia, onde é acionista maioritária da cimenteira Société des Ciments de Gabès e Sudbéton. A empresa está também presente em Angola, com 51% do capital da Secil Lobito. A Secil é também acionista maioritária da libanesa Ciment de Sibline, s.a.l,. Em 2015, adquiriu a totalidade da Supremo Cimento, com sede em Pomerode, Brasil. Finalizou uma nova fábrica de cimento em Adrianápolis. Em Portugal, a empresa desenvolveu uma estrutura integrada de fabrico e comercialização de cimento, suportada por uma rede de distribuição que lhe permite abastecer diretamente os seus clientes, ou ainda através de Postos de Venda localizados em todo o país. A Semapa detém a totalidade do capital social da Secil.

Devido à sua atividade principal e operando em áreas complementares, a par das infraestruturas produtivas e laboratoriais e do Know how interno, a Secil é um parceiro que se inclui como uma mais-valia para todo o projeto.

SECIL cmyk 01


Visblue

A Visblue Portugal e a empresa mãe, Visblue AS, foram criadas com o propósito de desenvolver sistemas de armazenamento de energia de baixo custo. A origem do nome VisBlue vem da combinação do termo do latim Vis, que significa a força da vida, e Blue (azul), cor que representa a energia sustentável e barata.

A Visblue AS foi fundada no seio da Universidade do Porto (PT) e da Universidade de Aahrus (DK) em 2014. A empresa desenvolve, fabrica e comercializa soluções personalizadas de armazenamento de energia com base em baterias redox de caudal que incluem o sistema de conversão eletrónica e controlo, permitindo a transição energética e facilitando a introdução de tecnologias que utilizam fontes de energia renovável para produção de energia elétrica.

A VisBlue Portugal foi fundada em 2017 e está sedeada no edifício do UPTEC (pólo da Asprela), Porto. Foi definido como focos iniciais da sua atividade o desenvolvimento e a produção da nova geração de pilhas redox de caudal de vanádio para serem utilizadas nos sistemas de baterias.

No conjunto das duas empresas está uma equipa multidisciplinar com competências em baterias redox de caudal e sistemas de conversão eletrónica e controlo essenciais para desenvolver as atividades atrás enunciadas e perspetiva-se um rápido crescimento deste grupo, com a expansão das atividades de I&D e industrial.

VisBlue Horizontal POS v2


CeiiA

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que concebe, desenvolve e opera produtos e serviços nas Indústrias da mobilidade, pensados a partir da sustentabilidade (sustainability by design). Ao longo dos últimos anos, o CEiiA tem evoluído num processo contínuo de desenvolvimento e valorização de competências, cujo percurso se iniciou na indústria automóvel com a geração de conhecimento através de serviços de engenharia com a Pininfarina e depois com a consolidação dessas competências no desenvolvimento de produtos para terceiros, com o veículo Buddy da Elbilnorge. Mais tarde, integrou as competências complementares nas áreas de sistemas, eletrónica e conetividade (TICE) que permitiram evoluir da especialização no automóvel para a mobilidade.

ceiia cortado


Amnis Pura

A Amnis Pura (AP) for criada em 2018 com a chancela de spin-off FEUP e Universidade Porto. A empresa dedica-se ao desenvolvimento, produção e venda de soluções personalizadas para produção, purificação e utilização de H2. Entre os seus produtos destacam-se as unidades de purificação de H2 com base em PSA. Esta tecnologia permite obter elevados graus de pureza e recuperação, removendo contaminantes como o CO2, CH4, N2, CO e H2O. Cumprindo com a exigente ISO14687-2, o H2 obtido pode ser utilizado em células de combustível PEM (FC). A AP dedica-se ainda à produção e comercialização de PSA para purificação de outros tipos de gases, incluindo CO, propano, propeno, entre outros. A AP desenvolve e produz FCs de 500 W até 50 kW. Para atingir o mais alto desempenho e elevar o tempo de vida destes produtos, estes são continuamente melhorados e otimizados. O desenho dos pratos bipolares desenvolvidos pela AP permitem aumentar tanto a tempo de vida como o desempenho, promovendo a produção uniforme de energia em todo o prato e evita a acumulação de água. O sistema de vedação único proporciona uma selagem perfeita evitando perdas de combustível, oxidante e líquido refrigerante e permite ainda operar a elevadas pressões, até três bar, melhorando o desempenho da FC. As suas FCs devido à elevada potência e baixo peso são adequadas para aplicações móveis, tais como VANT.

amnispura jpeg cut2


LNEG

https://www.lneg.pt/

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, considerado como Laboratório do Estado. É uma instituição de I&D, de assistência técnica e tecnológica e de apoio laboratorial orientada para responder às necessidades da sociedade e das empresas, e assiste o governo nas políticas públicas, nos domínios da Energia e Geologia.

Aposta numa investigação sustentável e para a sustentabilidade através da geração do conhecimento e desempenha ainda as funções permanentes do Estado na preservação e valorização do território nas suas áreas de competência.

lneg v2


3drivers

https://www.3drivers.pt/

A 3drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente é uma empresa de consultoria ambiental com mais de 15 anos de atividade de consultoria na área da economia circular em Portugal e na União Europeia. A empresa colabora com os seus clientes com o objetivo de promover a sustentabilidade das suas atividades, colocando o enfoque na melhoria do desempenho ambiental de sistemas, produtos e serviços.

Conta com uma equipa criativa com larga experiência, que de forma inovadora aborda os desafios colocados, explorando as oportunidades de melhoria ambiental que permitam aos seus clientes adquirirem vantagens competitivas e o posicionamento antecipado no mercado.

A 3drivers é hoje uma empresa altamente especializada quer nos sistemas de gestão de resíduos, quer nas tecnologias e cadeia de valor das unidades industriais de processamento e valorização dos diversos resíduos. Foi, e continua a ser, pioneira na aplicação de diversas ferramentas de desenho, avaliação e otimização de desempenho ambiental de sistemas, produtos e serviços, como a de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) ou as Simbioses Industriais. Estas ferramentas têm permitido à 3drivers desenvolver a sua atividade de consultoria fazendo uso dos mais recentes desenvolvimentos científicos, alguns dos quais já consagrados no contexto político e normativo europeu.

3 drivers v2


ZEEV

A ZEEV é uma empresa dinâmica de capital 100% português, especializada na oferta de soluções de energia renovável e mobilidade elétrica. Tem mais de 13 anos de experiência na engenharia e fornecimento de soluções de energia solar fotovoltaica para empresas e particulares, contando com um portefólio alargado de sistemas de produção para a venda à rede, autoconsumo e sistemas isolados com e sem baterias.

Foram pioneiros quando em 2011 iniciaram a comercialização de automóveis elétricos em Portugal com uma solução completa que integra o veículo elétrico, o posto de carregamento e o serviço de assistência especializado para veículos elétricos, que permite uma transição para uma frota amiga do ambiente de forma simples e eficaz.
Contam com mais de 800 pontos de carga instalados por todo o território nacional e mais de 300 instalações de painéis solares e baterias.

A sua Missão é fornecer soluções integradas de mobilidade e sustentabilidade que gerem poupanças económicas e ambientais, assegurando a maior simplicidade para o cliente.

zeev logo v2


Universidade do Minho

O Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) é uma unidade de investigação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, associada ao Departamento de Engenharia de Polímeros. Tem como missão colaborar para o avanço da ciência e tecnologia de polímeros e compósitos. O IPC está organizado em torno da cadeia de conhecimento técnico-científico dos materiais-processos-produtos poliméricos e compósitos: conceção, síntese e modificação, produção, caracterização, aplicação, uso e reutilização/reciclagem. O IPC desenvolve atividades de I&D básica, integrativa e aplicada, e pretende contribuir para os avanços e aplicação do conhecimento nos seus domínios científicos nas seguintes áreas: a) Materiais avançados, Tecnologias avançadas de manufatura, Projeto de engenharia avançado; b) Integração de materiais avançados, Manufatura integrativa, Incorporação de funções em sistemas, Engenharia Imersiva; e c) Polímeros para aplicações avançadas, Economia circular, Transformação digital. No IPC estão identificadas 3 áreas temáticas principais: i) Sustentabilidade e Ecoeficiência; ii) Mais pequenos, mais fortes, mais inteligentes - materiais, processos, produtos; iii) Fabricação de elevado valor acrescentado.

IPC logo